LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Temos como grande missão desenvolver e transferir conhecimento nas áreas da Energia e Geologia para apoio às políticas públicas, para a sociedade e para a economia, desempenhando as funções permanentes do Estado na preservação e valorização do território.

Como visão queremos ser uma instituição de referência internacional pela capacidade de gerar conhecimento com forte contributo na economia verde.

A responsabilidade ecológica é uma postura que carateriza o universo LNEG que olha para a tecnologia de forma inovadora aplicando-a ao serviço das melhores práticas.

Sendo um instituto de investigação em Energia e Geologia com uma componente metodológica forte na análise dos critérios de sustentabilidade sempre lutou pela necessidade de uma abordagem responsável e sempre colaborou com o ambiente no sentido de encontrar uma plataforma em que os recursos naturais sejam salvaguardados.

As áreas em que o LNEG se dedica e desenvolve a sua atividade passam por gerar, valorizar e transferir o conhecimento no que respeita ao potencial dos recursos, tecnologias associadas e respetiva viabilidade económica

através de Projetos de IDT, de contratos com o tecido empresarial e com aplicação do conhecimento científico no apoio ao Estado na definição de políticas sectoriais, ou que incidam sobre problemas da sociedade. O LNEG investiga e desenvolve conhecimento para poder oferecer a máxima informação aos cidadãos e às empresas. Dispõe de laboratórios acreditados que oferecem serviços para apoiar o setor industrial na mitigação dos riscos dos projetos e na avaliação técnico-económica dos recursos.

Enquanto instituição nacional de referência para as áreas de Energia e Geologia, o LNEG tem consciência de que só o trabalho cooperativo e em rede poderá otimizar as competências de que é detentor, pelo que é parceiro ativo das principais redes e plataformas colaborativas nas áreas referidas.

É membro das seguintes organizações:

  • European Energy Research Alliance – EERA;

  • AIE – Agência Internacional de Energia;

  • ESEIA – European Sustainable Energy Innovation Alliance;

  • EII – European Industrial Initiatives;

  • EGS – EuroGeoSurves; Red Mineria XXI;

  • ASGMI – Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos e

  • IRENA - International Renewable Energy Agency.


In Jornal da Região a 27 de maio de 2015 - ver recorte

Pesquisar nesta área