Projeto liderado por Investigador do LNEG vencedor na categoria Investigação e Desenvolvimento na 8ª edição do Green Project Awards

A cerimónia de entrega de prémios do GPA realizou-se no dia 7 de janeiro de 2016, na Culturgest.


Um projeto co-financiado pela FCT envolvendo o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG) e o Instituto Superior Técnico (IST-ID) permitiu o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a produção de biosurfactantes (detergentes) a partir de resíduos de biomassa agrícola ou florestal.

Estes biodetergentes não só são produzidos por fontes renováveis e alternativas aos derivados do petróleo como são também eles biodegradáveis e não-tóxicos, ao contrário da maioria dos detergentes atualmente comercializados.


O vencedor da categoria Investigação e Desenvolvimento na 8ª edição do Green Project Awards foi César Fonseca (LNEG), Investigador Responsável pelo projeto. Frederico Ferreira (IST) e Nuno Faria, doutorado no tema pelo Programa MIT-Portugal, foram co-promotores desta iniciativa. A equipa pretende continuar a desenvolver a tecnologia com vista à sua comercialização através de novos projetos the I&D e de parcerias com empresas para co-desenvolvimento e eventual licenciamento. Para além da patente internacional, a equipa tem já várias publicações no tema em revistas científicas internacionais, tendo contribuido também na formação de recursos humanos: 2 doutoramento (1 em curso) e 3 mestrados.

Brochura do Projeto vencedor


Notícias relacionadas:

Portugueses criam detergente ecológico a partir de lixo
In www.tvi24.iol.pt a 17 de janeiro de 2016

Cientistas portugueses desenvolvem detergente amigo do ambiente a partir de lixo
In observador.pt a 16 de janeiro de 2016

Cientistas portugueses desenvolvem detergente a partir de lixo
In www.noticiasaominuto.com a 16 de janeiro de 2016

Portugueses transformaram detritos em detergente
In rr.sapo.pt a 9 de janeiro de 2016

Biodetergentes, gestão de água e valorização de peixe recebem prémios ambientais
In www.publico.pt a 7 de janeiro de 2016

Detergente amigo do ambiente substitui petróleo por resíduos agrícolas
In www.sic.pt a 7 de janeiro de 2016

Pesquisar nesta área