LNEG participa no Programa Polar Português / PROPOLAR

O PROPOLAR é uma iniciativa coordenada pelo CEG/IGOT-UL (instituição proponente), CCMAR-UALG, IMAR-UC, CQE/IST-UTL e CIIMAR-UP que visa manter as condições logísticas para a realização das missões científicas portuguesas na Antártida e no Ártico.

O LNEG integra a rede PROPOLAR tendo participação ativa nos projetos GEOPERM - Estudo geológico, geoquímico e do permafrost nas Penínsulas de Fildes e Barton, Ilha King George, Antárctida, que decorreu em 2015, e GEOPERM II, cuja campanha se encontra em curso.

No âmbito do GEOPERM II pretende-se continuar a realização da cartografia geológica/litológica detalhada da Península de Fildes, à escala 1/5000, iniciada em 2015 (proj. GEOPERM), e estende-la à Península de Barton. Realizar uma amostragem das rochas ígneas para análise geoquímica de modo a contribuir para a compreensão da evolução petrológica e geodinâmica do arco vulcânico das ilhas Shetland do Sul. Efetuar a definição detalhada das caraterísticas litológicas, que irá contribuir para o estudo da difusividade térmica do solo e, consequentemente, complementar os modelos para a distribuição do permafrost. Numa outra vertente, irá apoiar os estudos, que se encontram em desenvolvimento, referentes à dinâmica geomorfológica da região e contribuir para a definição das unidades geoecológicas. A integração dos novos dados de índole litológica contribuirá significativamente para a avaliação do estado térmico do permafrost das duas Penínsulas que se encontram numa região extremamente sensível às alterações climáticas.

Acompanhe os desenvolvimentos do projeto GEOPERM II em www.propolar.org

PROJETO GEOPERM II 2015-16: e o trabalho de campo começou…

Costa de Marian Cove, em direcção ao Glaciar Furcade

Pesquisar nesta área