Aprovação de 13 Novos Contratos de Concessão Mineira para Dinamizar o Setor no País

Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou contratos de pesquisa e prospeção mineira que abrangem diversos concelhos do País.


O Secretário Estado de Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou oito contratos de pesquisa e prospeção mineira que abrangem diversos concelhos do País.

A aprovação destes contratos é uma medida que se insere na estratégia de dinamização do setor das minas, seguindo-se à recente formalização de mais cinco contratos na mesma área, o que totaliza 13 novas áreas concessionadas.

«É preocupação do Governo criar oportunidades de investimento para as empresas do setor mineiro, num processo de envolvimento simultâneo das populações e respetivas autarquias», afirmou o Secretário de Estado da Energia.

Jorge Seguro Sanches referiu ainda que «outra das prioridades passa por obter informação detalhada sobre o território nacional, de modo a caracterizar o potencial da Base Nacional de Recursos Mineiros e superar o atual défice de conhecimento».

«A cartografia constitui um instrumento indispensável para o desenvolvimento sustentável, quer do ponto de vista económico, como da perspetiva ambiental ou social do País, permitindo colocar a geologia de Portugal num patamar comparável ao de outros países desenvolvidos», concluiu.

Neste contexto, está em marcha o Programa Nacional de Cartografia Geológica, que será realizado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia e restantes organismos estatais.

Pela exigência técnica e rigor de informação requerida, a duração deste trabalho prevê-se para uma legislatura, ou seja, quatro anos.
 


Fonte: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/meco/noticias/20160724-see-minas.aspx

Pesquisar nesta área