Ana Rita Morais, Colaboradora do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, foi distinguida com o prémio Green Talent 2016, pelo seu trabalho na área da sustentabilidade, biomassa e bioenergia.

O prémio Green Talent reconhece Investigadores Jovens, de vários países e áreas científicas, que tenham realizado um trabalho original e de elevado valor científico na área da Sustentabilidade.

Ana Rita Morais

O foco do trabalho da Ana Rita Morais consiste na integração dos princípios da química verde na valorização de biomassa usando tecnologias mais sustentáveis sendo uma das principais estratégias de investigação e inovação para uma especialização inteligente. Com este intuito o trabalho da Ana enquadra-se na procura de alternativas mais sustentáveis de fontes do carbono. Um das fontes mais naturais é a biomassa lenhocelulósica. Os resíduos lenhocelulósicos são aparentemente os mais relevantes como potenciais origens de bioenergia mas também biomateriais e bioquímicos. O trabalho da Ana enquadra-se no contexto de aproveitamento dos resíduos para fins energéticos com o objetivo de desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis para dar resposta aos desafios da sociedade no panorama de 2030 e 2050.

Atribuído pelo Ministério Federal da Educação e Investigação da República Federal da Alemanha, este reconhecimento internacional é atribuído com base na avaliação do mérito do trabalho da(o) candidata(o) e pretende estimular as atividades de carácter multinacional que destaquem o papel importante da Sustentabilidade como tema de investigação científica e técnica. Esta é a primeira vez que este prémio é atribuído a uma investigadora portuguesa.

Em 2017 a Ana vai realizar um estágio de 3 meses numa das instituições relacionadas com o seu trabalho na área da biomassa e bioenergia. A Ana e outros vencedores realizaram um estágio de 2 semanas na Alemanha com o objetivo de conhecer as instituições alemãs na área da sustentabilidade, por exemplo Potsdam Institute for Climate Impact Research, Max Plank Institute form Plasma Physics, Alfred Wegener Institute, Siemens AG entre outras, e trocar as suas experiencias com as cientistas destas instituições.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu durante a Conferência “Green Talents Alumni Conference”, em Berlim, no dia 27 de outubro de 2016 e contou com a presença da Ministra-Conselheira da Embaixada de Portugal em Berlim.

Mais informação em: http://www.greentalents.de/ana-rita-c-morais.php

Pesquisar nesta área