PDAC_2017_logo

LNEG vai participar no PDAC 2017 Congresso Mundial de empresas de prospeção

De 5 a 8 de Março o LNEG apresenta em Toronto, Canadá, uma comunicação sobre o programa de cartografia temática (geofísica e geoquímica) desenvolvido no setor português da Faixa Piritosa Ibérica.

Através de convite formulado pela organização do PDAC2017 e com o apoio do projeto EXPLORA (Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica/Alentejo2020), o LNEG vai apresentar de forma inédita a cartografia geofísica (gravimetria, magnetometria e radiometria) e geoquímica de cobre em solos da Zona Sul Portuguesa/Faixa Piritosa Ibérica.

A edição desta cartografia temática no âmbito do EXPLORA, em escala regional 1/400 000, é fundamental para o planeamento das atividades de prospeção, merecendo, por isso, grande interesse por parte da industria e da academia. Estes mapas complementam a informação já disponível online no site do LNEG, pela Carta de Ocorrências Mineiras do Alentejo e Algarve, também na escala 1/400 000. Em conjunto, a coleção de mapas da Faixa Piritosa reflete as principais formações geológicas vulcânicas e sedimentares, que evidenciam maior potencial para a ocorrência de mineralizações de sulfuretos maciços.

A exposição dos trabalhos efetuados pelo LNEG na Faixa Piritosa, junto das empresas de prospeção, num certame internacional de grande divulgação como o PDAC2017, permite salientar a importância do Laboratório, enquanto Serviço Geológico Nacional. Além da exposição do know-how das suas equipas de investigação, capazes de desenvolver programas de I&D em colaboração com a indústria, promove-se também o investimento externo no Alentejo, região onde se localiza a Faixa Piritosa Ibérica.

Contribui-se assim para a sustentabilidade da industria mineira de prospeção, na principal província metalogenética da Europa, rica em depósitos de metais básicos.

O PDAC2017 é organizado pela Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), sendo o principal Congresso Mundial de empresas de prospeção.

Website do evento: http://www.pdac.ca/convention

Pesquisar nesta área