Energia solar térmica na indústria

Ao longo de vários anos o LNEG tem realizado atividades de I&D direcionadas ao estudo e desenvolvimento de aplicações de sistemas solares térmicos na indústria.

A utilização da energia solar térmica na indústria apresenta um significativo potencial energético e económico, o LNEG tem tido participação em atividades do programa Aquecimento e Arrefecimento Solar da Agência Internacional de Energia e em projectos europeus como é o caso recente dos projectos SUSMILK, STAGE-STE e INSHIP.

O projecto internacional Solar Payback publicou um breve documento destinado a decisores e clientes industriais onde apresenta o potencial de utilização das tecnologias solares térmicas na indústria, os segmentos de mercado mais adequados e as opções de integração de sistemas solares térmicos na indústria. O documento apresenta ainda o testemunho de um conjunto de investidores que integraram sistemas solares térmicos nos seus processos industriais. O documento encontra-se disponível para todos os interessados em versão inglesa e espanhola.

Na quinta-feira, dia 6 de Julho de 2017, entre as 14h e as 15h30 irá decorrer um webinar gratuito sobre a integração de sistemas solares térmicos nos processos industriais. Este webinar apresentará as principais conclusões das actividades da Task 49 Integração de Calor Solar em Processos Industriais do programa Aquecimento e Arrefecimento Solar da Agência Internacional de Energia.

Mais informações sobre o programa e os oradores, bem como sobre as inscrições pode ser obtida em: http://www.solarthermalworld.org/content/iea-shc-solar-academy-solar-heating-industrial-processes

Pesquisar nesta área