INTERREG_ES_PT

LNEG integra consórcio do Projeto GEO_FPI "Observatório transfronteiriço para a valorização geo-económica da Faixa Piritosa Ibérica"

A reunião de arranque do projeto realizou-se no passado dia 19 de junho de 2017, em Sevilha.

O Projeto GEO_FPI "Observatório transfronteiriço para a valorização geo-económica da Faixa Piritosa Ibérica", com um orçamento de 1.156.070,40€ e uma duração estimada de 2 anos, é cofinanciado por fundos FEDER através do programa de cooperacão territorial INTERREG POCTEP 2014-2020. Sob a liderança do Instituto Geológico y Minero de España (IGME), tem a participação da Dirección General de Industria Energía y Minas de la Consejería de Empleo, Empresa y Comercio da Junta de Andaluzia, da Câmara Municipal de Aljustrel (CMA) e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

A Faixa Piritosa Ibérica  (FPI) é uma das áreas  metalogenéticas mais  importantes do mundo, estendendo-se entre Espanha e Portugal pelas regiões de Huelva, Sevilha, Algarve e Alentejo. O projeto, promovido por organismos públicos, visa criar uma  rede de consulta pública que concentre e harmonize a informação  existente sobre a FPI. Este objetivo será reforçado com a criação de cartografia geológica à escala 1:200.00 desta área transfronteiriça.
Pretende-se assim realizar atividades focadas na valorização e promoção das litotecas de Peñaroya (IGME) e de Aljustrel (LNEG), enquanto centros tecnológicos que albergam importantes recursos para o desenvolvimento do conhecimento sobre a Faixa Piritosa Ibérica. 

O projeto trará benefícios tanto para o sistema científico e tecnológico como para os organismos públicos de gestão territorial e tecido empresarial de setores tão diversos como o mineiro, ambiental, geoturismo, construção, hidrogeología, etc..

A  primeira reunião do consórcio, para lançamento do projeto, realizou-se no passado dia 19 de junho na sede da Consejería de Empleo, Empresa y Comercio  da Junta de Andaluzia, em Sevilha.

 

Imagens da reunião de lançamento do projeto a 19 de junho de 2017, em Sevilha

Imagens da reunião de lançamento do projeto a 19 de junho de 2017, em Sevilha
 

 

Pesquisar nesta área