LNEG colabora com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência na
Exposição MAR MINERAL - Ciência e Recursos Naturais no Fundo do Mar

A Exposição estará patente ao público a partir do dia 14 de julho de 2017, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUNHAC).

No contexto deste evento, a colaboração do LNEG com a equipa do MUNHAC incidiu na produção de conteúdos, assegurados por João Matos e Zélia Pereira,  para o módulo "Quando o fundo do mar emerge/When the seafloor emerges", módulo expositivo, alusivo à correlação entre os jazigos de sulfuretos atuais, formados nos fundos marinhos, e as províncias metalogenéticas antigas, constituídas por inúmeros jazigos de sulfuretos maciços. Neste módulo será também salientada a importância económica e científica da Faixa Piritosa Ibérica e, em particular, do jazigo de Neves-Corvo.

Sobre a Exposição

Quando: 14 de Julho de 2017

Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Estaremos dispostos a viver sem telemóvel, computador, pomadas anti-virais ou boa parte dos tratamentos anti-cancerigenos? E até turbinas eólicas outras energias verdes? Se não, então a curto prazo o mundo terá de iniciar uma nova exploração oceânica, mas desta vez ocorrerá nos fundos marinhos. As riquezas a explorar serão minerais, mas o seu valor é diferente daquele que conferimos ao ouro ou à prata, já que os recursos minerais que encontramos nos oceanos, como hidratos de gás, cobalto, e terras raras e ítrio, são essenciais no desenvolvimento de tecnologias que estão presentes no nosso dia-a-dia e sem as quais já não sabemos viver. A Europa está agora a avançar no desenvolvimento de tecnologia que permita explorar os fundos do mar através de uma mineração responsável e ambientalmente sustentável e Portugal pode, novamente, ter um papel importante na exploração oceânica. Prepare-se para descer ao fundo do mar com o MUHNAC na exposição Mar Mineral – Ciência e Recursos Naturais no Fundo do Mar.

Inauguração dia 13 de julho, às 17h30.

Exposição de longa duração
 

BANNER_MUHNAC

Mais informações: www.museus.ulisboa.pt

Pesquisar nesta área