Governo aprovou o Plano Nacional para a Promoção de Biorrefinarias (PNPB)

O PNPB foi aprovado na reunião do Conselho de Ministros extraordinário que decorreu no dia 21 de outubro de 2017, incluído com parte da reforma dos sistemas de prevenção e combate aos incêndios.

O Plano Nacional para a Promoção de Biorrefinarias (PNPB) foi elaborado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia | Unidade de BioEnergia por solicitação do Secretário de Estado da Energia.

Este plano visa a recolha e valorização, entre outros, de resíduos florestais reforçando a segurança das florestas.

Vai ser desenvolvido um roteiro nacional assente na promoção das cadeias de abastecimento de matérias-primas, no aumento do conhecimento e do investimento em Investigação, no desenvolvimento e Inovação em projetos demonstradores, na monitorização tecnológica, social e ambiental assim como no envolvimento da Sociedade e melhoria na procura.

Serão implementadas medidas de acompanhamento, nomeadamente a Plataforma Nacional para a Biomassa e Biorrefinarias, liderada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, para promover a partilha e articulação de conhecimento, capacidades, recursos e competências no apoio à tomada de decisão política. Esta Plataforma reúne entidades públicas e privadas.
 


Notícias relacionadas:

Secretário de Estado da Energia quer mudança de paradigma
O Plano Nacional de Promoção de Biorrefinarias

Expresso, 28 de outubro de 2017 (recorte de imprensa)

Pesquisar nesta área