LNEG promoveu Workshop para debater o Impacto do Hidrogénio na Mobilidade

O Workshop foi organizado no âmbito do projeto H2_PT, coordenado pelo LNEG e co-financiado pelo POSEUR, e realizou-se no dia 20 de outubro de 2017, no Hotel Júpiter em Lisboa e no Aeroporto da Força Aérea na Ota, Alenquer.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), organizou este workshop para debater o "Impacto do Hidrogénio na Mobilidade – Os Desafios da Descarbonização do Sector dos Transportes" com o objetivo de continuar o debate alargado sobre as oportunidades para o hidrogénio enquanto vetor energético e enquadrar as suas aplicações à mobilidade.

A sessão de abertura do evento contou com a participação do Doutor Helder Gonçalves, Diretor do Laboratório de Energia e Vogal do Conselho Diretivo do LNEG.

 Neste Workshop foi avançado um programa que deu enfase à análise da/dos:

  • implementação de projeto de demonstração de grande dimensão e oportunidades de financiamento
  • desafios nas diversas opções de tecnologias para a produção de Hidrogénio para a mobilidade
  • modelos de infraestrutura de distribuição e abastecimento para um corredor ibérico para o Hidrogénio
  • impacto do hidrogénio no sector de transporte rodoviário em Portugal
  • desafios em estratégia e regulamentação
     

No workshop para além das palestras foram promovidos: um test drive do Toyota Mirai disponibilizado no âmbito de colaboração com a Toyota Caetano, assim como a realização de mesas redondas com os stakeholders sobre os desafios na produção de hidrogénio para a mobilidade (Galp Energia, Air Liquide, Enercoutim, AP2H2) e na criação de infraestruturas de abastecimento (Carris, Toyota Caetano, Toyota Motor Europe, Camara Municipal de Torres Vedras, FCH-JU).

Programa

 

Logos_cofinanciamento_POSEUR_PT2020_UE

Pesquisar nesta área