banner

Seminário Prospeção II - Estratigrafia aplicada a prospeção de sulfuretos maciços, junta empresas mineiras e investigadores na mina do Lousal

No passado dia 21 de fevereiro de 2018, o LNEG organizou na mina do Lousal (Faixa Piritosa Ibérica), mais um Seminário EXPLORA sob o tema “Estratigrafia aplicada à prospeção de sulfuretos maciços”.

O encontro contou com a presença de mais de 80 geólogos, incluindo representantes de 6 universidades, 2 organismos públicos e 12 empresas mineiras: Somincor/Lundin Mining, Almina, Drillcon Iberia, EDM, Esanmet, Maepa/Avrupa, Matsamining, Ozdogu e Sínese. O evento do projeto EXPLORA contou com o apoio logístico da equipa técnica do Centro Ciência Viva do Lousal.

O programa do Seminário contou com conferências de Tomás Oliveira (Geological setting of the South Portuguese Zone -The Phyllite-Quartzite Group stratigraphy), Zélia Pereira (The Volcano-Sedimentary Complex stratigraphy), João Matos (Key ore geological horizons in the Volcano-Sedimentary Complex) e Paulo Fernandes (The Baixo Alentejo Flysch Group stratigraphy). Seguiu-se uma field trip pela corta da mina, Galeria de Valdemar e vale da ribeira de Corona, orientada por João Matos, Zélia Pereira e Carlos Rosa, com observação e discussão de rochas vulcânicas e sedimentares da sequência estratigráfica da mina do Lousal, com destaque para as unidades do Complexo Vulcano-Sedimentar e do Grupo Filito-Quartzítico.

Financiado pelo programa Alentejo2020, o projeto EXPLORA surgiu com o objetivo de caracterizar os modelos geológicos, geoquímicos e geofísicos na região de Neves-Corvo, principal centro mineiro da Faixa Piritosa Ibérica. A equipa de investigação do EXPLORA contribui para a definição de novos horizontes geológicos favoráveis à ocorrência de mineralizações de sulfuretos, com base numa metodologia ID integrada, que envolve: o estudo de sondagens profundas (>1000 m); datação de rochas vulcânicas félsicas (U/Pb em zircões) e de sedimentos (estudos biostratigráficos, palinologia); processamento e modelação de dados de gravimetria, magnetismo, resistividade e sísmica; medições petrofísicas; geoquímica de rochas e de solos; estudo de halos geoquímicos em solos.

O programa de encontros do projeto EXPLORA irá ter continuidade no 1º Semestre de 2018, no Seminário de Prospeção III, a realizar na área mineira de Aljustrel. O tema deste evento será a Geologia Estrutural no contexto da prospeção de mineralizações de sulfuretos maciços. A data e o respetivo programa serão anunciados oportunamente.
 

 Grupo de participantes no Seminário II do Projeto EXPLORA


 


Cofinanciado por Alentejo 2020, Portugal 2020, FEDER

Pesquisar nesta área