INSPIRE data harmonisation of mineral resources: contribution of MINERALS4EU project

Artigo publicado na revista MAPPING que resume o trabalho realizado pelo LNEG no âmbito do projeto Europeu Minerals4EU.

O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Europeu Minerals4EU foi apresentado em Novembro de 2017, nas Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) (http://www.dgterritorio.pt/jiide2017), enquadrado no tema "Harmonização de conjuntos de dados geográficos", tendo sido seleccionado para publicação na revista Mapping (Lopes et al., 2018).

Este artigo resume o trabalho realizado pelo LNEG no âmbito do projecto Europeu Minerals4EU (http://www.minerals4eu.eu/), cujo objetivo nuclear foi a criação de uma plataforma de dados que congrega o conhecimento mineral ao nível da união europeia (European Mineral knowledge Data platform - EU-MKDP). Mais especificamente a plataforma fornece dados relativos aos recursos minerais de vários países europeus, harmonizados, de acordo com a directiva INSPIRE, e disponibiliza igualmente informação estatística relacionada, através do "Minerals yearbook", bem como alguns estudos prospectivos.

Esta estrutura foi considerada fundamental para a implementação de grande parte das políticas da EU2020 e sobre ela foram já implementados projectos mais recentes, com vista ao refinamento da informação, tais como o ProSUM (http://www.prosumproject.eu/).

O input português para esta plataforma foi baseado no Sistema de Informação de Recursos e Ocorrências Minerais de Portugal – SIORMINP. O conjunto de dados do SIORMINP disponibilizado foi harmonizado de acordo com o modelo de dados e vocabulários do projecto Minerals4EU e publicado como Web Service OGC na plataforma EU-MKDP.

Este trabalho mostra como foi realizado o processo de harmonização e consequente integração do conjunto de dados na plataforma EU-MKDP e, mais recentemente, na geodatabase nacional de recursos minerais, no geoportal do LNEG, para responder aos requisitos da diretiva INSPIRE.

O artigo encontra-se disponível em:

http://revistas.revistamapping.com/MAPPING_187/MAPPING_187.html#p=58

Referências

Lopes, C., Quental, L., Oliveira, D., Filipe, A., and Pereira, A., 2018, INSPIRE data harmonisation of mineral resources: contribution of MINERALS4EU project: Mapping-International Journal of Geomatics and Earth Sciences, v. 27, no. 187, p. 56-63.

Pesquisar nesta área