LNEG participou na Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2018)

No dia 28 de setembro de 2018, o LNEG desenvolveu atividades de Ciência no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Em toda a Europa, o dia 28 de Setembro é dedicado à celebração da Noite Europeia dos Investigadores – um evento onde os investigadores de diferentes áreas disciplinares partilham experiências e o seu conhecimento com o cidadão comum de várias idades, assim como, com outros investigadores, investidores e políticos.

Em Lisboa, das 18H00 às 24H00, no circuito compreendido entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real  foram realizadas mais de 100 atividades: experimentações e demonstrações científicas, workshops, oficinas práticas, jogos e quizzes, exposições, conversas informais, um debate e animação na rua.

O LNEG, instituição que faz Ciência em Energia e Geologia, realizou atividades no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

logo NEI 2018

 

 

 

 

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Rua da Escola Politécnica, 54-60 Lisboa

 

 

BIORREFINARIA, UMA FÁBRICA PARA VALORIZAR BIOMASSA

 

Conhecer, experimentar e explorar os processos físicos, químicos e biológicos, necessários para transformar a biomassa sem valor comercial, em produtos transacionáveis amigos do ambiente. As biorrefinarias, no futuro serão responsáveis pela produção de biocombustíveis, biomateriais, químicos e nutracêuticos.

 

O QUE SÃO OS BIOCOMBUSTÍVEIS

 

Explorar através do microscópio ou do reator o fantástico micro-mundo das microalgas e outros micro-organismos usados na produção de biocombustíveis de terceira geração (3G). Conhecer as suas propriedades e composição química adequadas para a sua aplicação na indústria - farmacêutica, alimentar, cosmética, de fertilizantes e aquacultura – e a transformação em biodiesel, do óleo destes microorganismos e, em biogás, entre outros biocombustíveis.

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO AVANÇADO EM ENERGIA SOLAR

Demonstração das possibilidades e das aplicações da investigação e desenvolvimento tecnológico, sobre a utilização avançada do recurso solar na conversão térmica e fotovoltaica com ou sem recurso a soluções de concentração da radiação.

ROCHAS E MINERAIS: ISSO NÃO SÃO TUDO CALHAUS?

Explorar a relação entre a origem dos recursos minerais e os objetos e materiais de construção que compõem uma CASA (a sua …). Tem consciência que a maior parte dos objetos usados no nosso dia-a-dia são de facto constituídos por estes recursos? Se desde o momento de acordar até ao momento de deitar, utilizamos sistematicamente os recursos minerais, até que ponto está a nossa sociedade dependente da sua utilização?

Foi dado a conhecer onde ocorrem em Portugal os diversos depósitos minerais portadores das substâncias úteis que utilizamos no nosso dia-a-dia, tendo sido manuseadas amostras dos minerais existentes e objetos correntes em que são utilizados.

COPERNICUS ACADEMY e LOGOTIPO DE EXCELÊNCIA HRS4R

A COPERNICUS ACADEMY é uma rede com o objetivo de desenvolver sessões de treino, investigação e disseminação, para capacitar as gerações futuras de investigadores e empreendedores com especialização adequada para utilizar os serviços e dados do programa espacial europeu COPERNICUS. O LNEG integra esta rede que permuta as melhores práticas além fronteiras e contribui para o desenvolvimento dos dados de Observação da Terra em geral e informação COPERNICUS em particular, em várias organizações públicas ou privadas.

O LNEG comemorou o 5º ano de adesão ao Logo de "Excelência de Recursos Humanos em Investigação" - HR Excellence in Research HRS4R. Neste espaço encontra informação sobre a Carta Europeia do Investigador & Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores.
 

Mais informações sobre esta iniciativa em: http://noitedosinvestigadores.org

Pesquisar nesta área