Conferências de Aljustrel destacam Campus do LNEG

No dia 10 de maio, no âmbito do evento organizado pelo Município de Aljustrel, o executivo camarário e os seus convidados visitaram o Campus do LNEG.

O evento, sob tema "Descentralização e Programações para o Desenvolvimento dos Interiores com Coesão Territorial Nacional", incluiu a visita ao Campus do LNEG em Aljustrel, onde foram apresentados os projetos de investigação em curso na Faixa Piritosa e na Zona Ossa-Morena. Estes projetos incidem sobre a região mineira de Neves-Corvo (EXPLORA/Alentejo2020), sobre os recursos em metais básicos de Barrancos e Moura-Ficalho (ZOM 3D/Alentejo2020) e sobre cooperação e cartografia transfronteiriça (GEO_FPI/Interreg POCTEP). Este último projeto inclui também, o desenvolvimento da Litoteca de Aljustrel.

Após a visita ao Campus, seguiu-se um trajeto pelo chapéu de ferro e galeria mineira de Algares onde o LNEG tem vindo a efetuar estudos de metalogenia e de mineralogia.

A atividade de I&D que o LNEG Aljustrel tem vindo a desenvolver insere-se na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, ao nível da caracterização dos recursos geológicos, desenvolvimento de programas de cartografia temática e de estratigrafia e no apoio à atividade mineira e de prospeção mineral.
 

Daniel de Oliveira, em representação do Conselho Diretivo do LNEG e
Nelson Brito, Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

João Xavier Matos, Investigador do LNEG

Apresentação de resultados de projetos em curso

Explicação aos visitantes sobre amostras no exterior com exemplo de minério de stockwork proveniente da mina de Feitais

Observação de testemunhos de sondagens armazenados na Litoteca do LNEG

 

 

Pesquisar nesta área