Colóquio sobre desassoreamento na Arrábida a 16 de Novembro

“Desassoreamento da Arrábida – causas e soluções” é o tema de um colóquio, de caráter técnico e científico, a realizar no dia 16, de manhã, na Casa da Baía.

Durante a iniciativa, promovida pelo Clube da Arrábida e o Parque Natural da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, será promovido o debate em torno do desassoreamento verificado nas últimas décadas na área costeira da serra, em particular no Portinho da Arrábida, onde a areia está a ceder o lugar a pequenas pedras.

O encontro pretende estabelecer a troca de ideias no sentido de se travar este fenómeno, devolvendo à costa da Arrábida as características naturais.

A abertura do colóquio, às 09h15, está a cargo do presidente do Clube da Arrábida, Pedro Vieira, da diretora do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste, Sofia Castel-Branco, e do vereador do Ambiente da Câmara de Setúbal, Manuel Pisco.

Durante o encontro são apresentadas as alocuções “Valor biológico do Portinho da Arrábida”, por Emanuel Gonçalves, professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e “Enquadramento geológico e sedimentos das praias da Arrábida”, por Pedro Brito, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O programa inclui igualmente as intervenções “Estudos de erosão e proteção costeira no LNEC”, por Paula Freire e Francisco Sancho, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e “As areias ‘viajantes’ do Portinho da Arrábida, fenómeno natural ou artificial?”, por Ernesto Carneiro, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

O encontro termina com um período de debate e apresentação de conclusões.

in Jornal do Barreiro - Região a 2011-11-10

Notícias relacionadas:

Alerta para situação dramática de perda de areia no Portinho e na costa da Serra da Arábida
[www.rostos.pt]

Pesquisar nesta área