Portugal volta a extrair ouro 20 anos depois

Com a cotação a subir, há cada vez mais empresas a procurar o metal precioso

A Mina de Jales, em Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes), a única em Portugal onde se explorou ouro, vai reabrir, duas décadas depois de encerrar. O anúncio foi feito ao Jornal SOL pelo responsável do departamento de Minas e Pedreiras, da Direção-geral de Energia e Geologia (DGEG), Luís Martins, adiantando que no final deste mês deverá ser "lançado o concurso público" para as empresas interessadas em explorar aquele metal precioso naquela mina.

No último ano aumentaram os pedidos de prospeção de ouro feitos à DGEG. E dispararam os investimentos de empresas privadas em projetos de pesquisa deste metal precioso.

A maioria das empresas mineiras a operar no país são, porém, estrangeiras, refere Daniel Oliveira, investigador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). É que os investimentos são bastante avultados e tem de se perder pelo menos dois anos para detetar se é viável explorar uma mina.

Para Daniel Oliveira, o facto de o ouro ter uma cotação "tão alta" é uma oportunidade para Portugal. O responsável do LNEG lembra: "Não foi por acaso que os romanos investiram em Portugal. Já eles tinham minas abertas".

Leia a Notícia completa

In SOL - Principal a 23 de março de 2012

Pesquisar nesta área