Lançamento do livro “Presente e Futuro do Sobreiro em Portugal”

17 de maio de 2012 | Observatório do Sobreiro e da Cortiça

Teve lugar a 17 de Maio no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o lançamento do livro "Presente e Futuro do Sobreiro em Portugal”. Coincidente com a celebração do primeiro dia do Fascínio das Plantas, o lançamento deste livro, editado por Margarida Oliveira (iBET/ITQB), Nelson Saibo (ITQB), Célia Miguel (iBET), José António Mato (INRB) e Luis Gil (LNEG) e patrocinado pela Câmara Municipal de Coruche reúne as apresentações, conclusões e recomendações discutidas no workshop "Present and Future of Cork Oak in Portugal” que teve lugar a 21 de Outubro de 2011.

A Professora Margarida Oliveira, responsável pelo Laboratório de Genómica de Plantas no iBET e  actual Presidente da SPFV, foi uma das grandes impulsionadoras deste evento, que destacou como principais as seguintes recomendações para o sector do sobreiro em Portugal:

I –A junção de esforços em torno do sobreiro como símbolo nacional de investigação, de cuidado pelo ambiente, de biodiversidade, de economia nacional, e de futuro consciente e responsável.
II – O estabelecimento de uma aliança entre o Estado e a Indústria no que se refere à recuperação e valorização do sobreiro e do montado, de modo a garantir a sustentabilidade do sector a médio prazo.

Algumas destas iniciativas foram recentemente promovidas e, embora insuficientes, mostram ser possível criar sinergias para dinamizar a investigação e o conhecimento sobre o Sobreiro. Destas destacam-se a REDECOR – Rede temática do sobreiro e da cortiça (gerida pelo LNEG) e o Consórcio dos ESTs de sobreiro (COEC), tendo este último já conseguido gerar a pipeline  4Pipe4 para detecção automática e classificação de SNPs e a base de dados CorkOakDB.

Fonte: www.ibet.pt

Pesquisar nesta área