Programa EIE tem 65 milhões para 2013

Programa destina-se a projectos de disseminação e promoção de eficiência energética e de fontes de energia novas e renováveis

Imagem Diário de Aveiro - Paineis fotovoltaicos

O Programa Energia Inteligente Europa (EIE) vai disponibilizar, no próximo ano, 65 milhões de euros para o financiamento de projectos de disseminação e promoção nas áreas de eficiência energética e de fontes de energia novas e renováveis. As candidaturas deverão ser apresentadas até 8 de Maio de 2013.

Para o próximo ano, no âmbito do SAVE (eficiência energética), o orçamento será de 15,6 milhões de euros, sendo as áreas prioritárias a apoiar consumidores e produtos, empresas, serviços de eficiência energética e obrigações, explica a Edifícios e Energia em www.edificioseenergia.pt.

Enquadrado no ALTENER (novas fontes energéticas e renováveis), que conta com uma dotação orçamental de 12,6 milhões de euros, será dada prioridade a projectos que visem a electricidade e o aquecimento e arrefecimento a partir de fontes de energias renováveis, bioenergia e consumidores de energias renováveis. Já o STEER, que se debruça sobre o uso da energia nos transportes, vai eleger projectos que se dediquem à eficiência energética nos transportes e a veículos limpos e eficientes, dispondo de 9,6 milhões de euros.

Para as iniciativas integradas, que englobam estas áreas acima, estão disponíveis 27,2 milhões e as prioridades, em 2013, são o uso das energias renováveis e a eficiência energética nos edifícios, a liderança energética local, a mobilização de investimentos em energia locais e ainda projectos no âmbito da Build UP Skills (iniciativas de formação e qualificação nas áreas da eficiência energética e energias renováveis). 

In Diário de Aveiro a 18 de dezembro de 2012

Pesquisar nesta área