Programa-Quadro Horizonte 2020 Futuro Programa da UE para financiamento da Investigação e Inovação

Foi recentemente lançado um convite por parte da Comissão Europeia para a participação de peritos de todos os domínios na definição da agenda do Programa-Quadro Horizonte 2020.

Esta é a primeira vez que a CE publica este tipo de convite para o seu programa de investigação.

Os grupos consultivos proporcionarão consultoria de elevada qualidade e em tempo útil para a preparação dos convites à apresentação de projetos no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020. Serão criados grupos sobre tópicos que são motivo de grande preocupação para os cidadãos europeus, como as alterações climáticas, a disponibilização de energias renováveis a um custo abordável, a garantia de produtos alimentares seguros e os desafios colocados pelo envelhecimento. Os grupos incentivarão o diálogo entre todos os níveis da administração, da sociedade civil e das empresas de todos os Estados Membros da UE e influenciarão a orientação do financiamento da investigação e inovação da UE até 2020.

Os grupos consultivos de peritos iniciarão os seus trabalhos na primavera do corrente ano a fim de que os seus conselhos possam ser tidos em conta nos primeiros convites à apresentação de propostas do Programa-Quadro Horizonte 2020, cuja publicação está prevista para o final de 2013.

Os indivíduos e os intervenientes que desejem ser considerados para os primeiros grupos consultivos terão de se registar até 6 de março de 2013, até às 17h00 (hora de Bruxelas).

O convite a manifestações de interesse manter-se-á aberto durante o período de vigência do Programa-Quadro Horizonte 2020 a fim de permitir a renovação dos grupos no final de cada mandato.

Os indivíduos podem manifestar o seu interesse, quer a título pessoal quer como representantes de grupos coletivos de interesse ou na qualidade de representantes de organizações. No convite são apresentadas informações pormenorizadas sobre os critérios de seleção, incluindo o perfil dos peritos.

O texto integral e as orientações sobre a forma de registo estão disponíveis aqui

Sobre o Horizonte 2020

O Programa-Quadro Horizonte 2020 visa promover ideias, crescimento e emprego para o futuro da Europa. Afasta-se do que foi feito no passado ao reunir num único programa de financiamento todas as atuais formas de apoio à investigação e inovação, incluindo as atividades relacionadas com a inovação do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação e as atividades do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET). Investimentos inteligentes em investigação e inovação estimulam diretamente a economia, asseguram a excelência da nossa base de conhecimentos e tornam as nossas empresas mais competitivas num mundo globalizado. A Comissão Europeia propõe um orçamento de 80 mil milhões de euros para o Programa-Quadro Horizonte 2020, que cobrirá o período de 2014 a 2020.

Para mais informações sobre o Programa-Quadro Horizonte 2020, clique aqui

Fonte: Representação da CE em Portugal

Pesquisar nesta área