Sistemas de Produção de Energia: Eólica; Solar Térmica; Solar Fotovoltaica; Concentração Solar; Geotermia; Oceanos; Biomassa, Biogás e Biocombustíveis; Combustíveis Fósseis

Geotermia

A climatização de edifícios serve-se das diferenças entre a temperatura do ar, com elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, e do subsolo que, a profundidades de alguns metros a algumas dezenas de metros, tem uma temperatura praticamente constante. Utilizando bombas de calor geotérmico, essa diferença de temperatura pode ser aproveitada para arrefecer e aquecer edifícios, permitindo aumentar a sua eficiência energética. Outro aproveitamento direto de calor consiste em aplicações, tais como o termalismo, a hidroterapia, estufas, etc.

Nos sistemas geotérmicos profundos, que podem atingir alguns milhares de metros, além do eventual aproveitamento direto do calor, produz-se um jato de vapor, resultante da interação com fluidos geotérmicos, que é utilizado para acionar turbinas para a produção de eletricidade.

Contribuindo para o aproveitamento desta energia renovável, o LNEG está envolvido em trabalhos de prospeção e caracterização de recursos geotérmicos no Continente e Ilhas. 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 210 924 759
Email:
paula.carvalho@lneg.pt