Eficiência Energética: Análise do Ciclo de Vida; Edifícios de Balanço Energético Zero; Cidades Inteligentes; Consumo Sustentável; Conversão Energética Eficiente; Ecodesign (produtos, processos); Gestão da Procura

No âmbito da Estratégia Europeia 20/20/20, para que sejam atingidos em 2020 os objetivos de 20% de redução no consumo de energia e nas emissões de gases com efeito de estufa, a Diretiva de Eficiência Energética (Dir. 2012/27/UE, 25 Out) define um quadro de requisitos mínimos e medidas para a sua promoção que irá permitir conjugar esforços com duas outras importantes áreas de política pública (a) no setor 'Edifícios': a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios; e (b) no setor 'Industria': a Diretiva de Ecodesign e a Diretiva de Rotulagem Energética de Produtos.    

A Eficiência Energética (EE) é um pilar fundamental para o decréscimo do consumo de energia na atividade humana. Melhorar a EE consiste em explorar o rácio entre o resultado do desempenho (bens, serviços, ou energia gerada) e a energia utilizada para esse efeito. Neste contexto, o LNEG, desenvolve a sua atividade no eixo da eficiência energética, atuando nos setores 'Edifícios' (habitação, serviços) e 'Industria', com enfoque particular nas áreas da regulamentação, do desenvolvimento e inovação para a Sustentabilidade (processos, produtos), no apoio à implementação de Políticas Públicas e na promoção de estratégias tendo em consideração e.g. as cadeias de valor e os 'stakeholders' envolvidos, e a integração de sistemas de produção energética através de fontes renováveis.

O edifício Solar XXI, desenvolvido pelo LNEG, é um exemplo bem sucedido dessa integração de soluções construtivas com sistemas de energia recorrendo a fontes renováveis, resultando um protótipo que permite a demonstração à escala real de um edifício com balanço de energia 10 vezes inferior a um edifício convencional de escritórios, desenvolvendo-se esforços no sentido de que seja um exemplo NZEB.

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 210 924 759
Email:
paula.carvalho@lneg.pt