Eficiência Energética: Análise do Ciclo de Vida; Edifícios de Balanço Energético Zero; Cidades Inteligentes; Consumo Sustentável; Conversão Energética Eficiente; Ecodesign (produtos, processos); Gestão da Procura

Consumo Sustentável

Produzimos e consumimos de forma insustentável. Acresce a isto que, findo o interesse, muitas vezes rejeitamos o produto ainda sem ter atingido o fim de vida. Em consequência deste procedimento geral, resultam ano após ano crescentes níveis de poluição (incl. a dispersão dos materiais tóxicos), e o decaímento rápido dos recursos naturais. Por essa razão, tendo presente a atual relação entre oferta e procura, a transição para padrões de consumo sustentável é uma importante área de desenvolvimento nas economias modernas implicando o envolvimento dos consumidores em duas perspetivas indissociáveis:

a) A aquisição pelos consumidores de produtos (bens, serviços) progressivamente mais sustentáveis;
b) Uma mudança de atitudes e de comportamento nas decisões (individuais, coletivas) de escolha e do uso.

A utilização de um 'mix' de áreas de competências que inclui o design para a sustentabilidade do produto, a avaliação do seu desempenho ao longo do ciclo de vida, a (eco)eficiência de recursos e processos, a reutilização e reciclagem (produtos utilizadores de energia), as declarações ambientais e a rotulagem do produto, bem como critérios ambientais e sociais para compras (públicas, privadas) sustentáveis, faz do LNEG um parceiro privilegiado na resolução de problemas na relação: oferta-procura  (empresas, associações)  e na discussão das políticas públicas relacionadas com o consumo e produção sustentável.
 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 210 924 759
Email:
paula.carvalho@lneg.pt