Análise Energética: Análise e Planeamento de Sistemas de Energia; Análise, Modelação e Optimização de Tecnologias e Sistemas; Modelação de Sistemas Energéticos e Redes Inteligentes; Análise e Apoio à Decisão de Políticas Energéticas

Análise e Apoio à Decisão de Políticas Energéticas

Cada vez são mais ambiciosos a nível internacional, nacional, municipal, e até empresarial, os objetivos de aproximação à sustentabilidade energética, a obter em simultâneo com a maximização da segurança do abastecimento e a minimização dos impactos ambientais, com realce para os impactos do e sobre o Clima, i.e. para a Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas. As políticas respetivas operacionalizam-se através do traçado de sucessivas Metas e do lançamento e refrescamento de Programas e Planos, que incluem numerosas medidas sectoriais, que há que conceber, estudar e recomendar.

O âmbito da Missão do LNEG abraça tanto as abordagens de caráter propriamente tecnológico relativas às energias renováveis e à eficiência energética, como as vias não-tecnológicas que incluem por exemplo sistemas de incentivos estatais e municipais ou a redução das necessidades de mobilidade.

Para suportar científica e tecnicamente estas atividades o LNEG desenvolve Análise de Sistemas de Energia e Análise de Tecnologia - vd. os Temas respetivos -  que permitem a análise dos balanços energéticos e das emissões de poluentes (com destaque para os gases com efeito de estufa), a criação de cenários, e a estimação das repercussões de políticas e medidas concretas, com o traçado de Metas e recomendações para Planos e Programas.
 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 210 924 759
Email:
paula.carvalho@lneg.pt