Recursos Endógenos: Recursos Geológicos; Água Subterrânea e Águas Minerais; Armazenamento Geológico; Prospeção Mineira; Ciência e Tecnologia Mineral; Recursos Energéticos; Património Geológico e Mineiro

Recursos Energéticos

A monitorização do clima que é efectuada sob o ponto de vista meteorológico não é suficiente nem adequado para nem para o conhecimento dos recursos energéticos renováveis que depois se vão traduzir em produção energética nem para muitos assuntos de eficiência energética, como sejam os relacionados com o desempenho térmico de edifícios.

O LNEG conduz e participa em campanhas de monitorização bem como em estudos de potencial solar, eólico, marítimo, e de biomassa. Os resultados traduzem-se em Atlas, mapas e estatísticas detalhadas, adequadas por exemplo para estimativas de produção de sistemas de energias renováveis ou para a optimização da localização de sistemas e de centrais.

Uma outra vertente importante é a de produção de séries padronizadas relativas aos recursos energéticos e aos outros parâmetros relevantes para a caracterização do entorno que afecta sistemas e edifícios. Garantir a possibilidade de simulação e dimensionamento de sistemas em condições típicas ou padronizadas é importante para as boas práticas de engenharia e specialmente relevante no contexto das políticas públicas.

 Com a crescente necessidade de energia na sociedade actual, é objectivo fundamental do LNEG desenvolver conhecimento sobre recursos energéticos de base mineral e como obter essa energia de forma eficiente. O Laboratório de Geologia e Minas do LNEG tem como objectivo inventariar, reconhecer e valorizar os recursos minerais energéticos existentes em Portugal. É seu objectivo ajudar a preservar estes recursos, nomeadamente de urânio e carvão, dada a importância estratégica nacional destes recursos, mantendo o inventário, com base em estudos anteriores e por actualização do seu conhecimento, sempre que é oportuno apoiar e promover a actividade mineira, contribuindo dessa forma para a definição de políticas públicas de preservação destes recursos.
 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 220 400 002 Ext. 4802
Email:
lourdes.brenha@lneg.pt