Riscos Geológicos e Ambiente: Riscos Geológicos; Geologia e Geoquímica Ambientais

A consciencialização da vulnerabilidade dos territórios aos riscos naturais e tecnológicos e suas consequências sobre as populações expostas é uma matéria de preocupação crescente por parte das autoridades Comunitárias e Nacionais, nomeadamente em consequência da intensidade do uso do solo, do desenvolvimento industrial e da expansão e construção urbanas. A observação destas tendências tem conduzido à necessidade de os Estados Membros considerarem a gestão de situações de acidente e de crise como uma prioridade interna.

A nível nacional a prevenção de riscos foi assumida como uma prioridade pelo PNPOT – Programa Nacional da Política do Ordenamento Territorial e o risco sísmico foi considerado o maior risco ambiental identificado em Portugal na Estratégia Nacional do Desenvolvimento Sustentável (ENDS).

A indiscutível actualidade deste tema, malogradamente exemplificada pelas catástrofes naturais que recentemente se abateram sobre várias zonas da Terra, é um convite explícito para que as comunidades e as instituições reforcem as suas preocupações e assumam as responsabilidades que lhes competem nesta matéria.

O LNEG desenvolve actividade científica, produz conhecimento aplicável e acumula experiência de actuação na área do Risco Geológico e Ambiente, produzindo contributos de várias naturezas, nomeadamente cartas geológicas temáticas com aplicações nesta área e mantendo bases de dados especializadas.
 

Pesquisar nesta área
quem posso contactar
Se tiver alguma duvida/sugestão em relação a esta área por favor entre em contacto com:

Secretariado

Telefone:
+351 + 351 220 400 002 Ext. 4802
Email:
lourdes.brenha@lneg.pt