ECOLSIS - Realização de ensaios de coletores e sistemas solares térmicos

resumo

Portugal é um país com um recurso solar dos mais elevados na Europa. Para apoiar e desenvolver a indústria da Energia Solar Térmica é fundamental o desenvolvimento da atividade de ensaio de coletores e sistemas solares térmicos. Esta tem sido desenvolvida desde os anos setenta sempre com a preocupação de dar apoio à indústria nacional e de acompanhar o desenvolvimento das metodologias de ensaio mais adequadas assim como das normas aplicáveis.

A actividade de realização de ensaios de colectores e sistemas solares térmicos é desenvolvida no Laboratório de Energia Solar (LES). É Laboratório Acreditado desde 1993, sendo o único existente em Portugal. É Laboratório Acreditado pelo IPAC segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005. Tem também competência no desenvolvimento de novas metodologias de ensaio e de formação de técnicos neste domínio. É membro da Rede Solar Keymark e é reconhecido  pelas entidades certificadoras CERTIF, PT e DIN CERTCO, DE.

No âmbito do Projeto ECOLSIS, o LES realiza os ensaios a Colectores e Sistemas Solares Térmicos, de acordo com as Normas Europeias EN 12975-2 e EN 12976-2.

O Laboratório, ao realizar os ensaios, analisa também a conformidade com os requisitos das Normas EN 12975-1 e EN 12976-1.

Para a certificação de colectores e sistemas solares sérmicos é necessário recorrer a uma entidade certificadora. No início do processo de certificação são realizados os ensaios de concessão. Compete à entidade certificadora efectuar a selecção e recolha de amostras em fábrica, que posteriormente serão enviadas para o Laboratório para realização destes ensaios. Para este processo, os contactos são todos estabelecidos com a entidade certificadora que solicita a realização de ensaios ao Laboratório.

No sítio http://www.estif.org/solarkeymarknew/, encontram-se indicadas as entidades certificadoras disponíveis no âmbito do esquema de certificação europeu SOLAR KEYMARK.

Caso não se pretenda a certificação do produto, optando apenas pelo ensaio do colector ou do sistema, o contacto para pedido dos ensaios é estabelecido directamente com o Laboratório.

Para consultas e/ou pedidos de ensaio ver Produtos& Serviços

Pesquisar nesta área
Temas relacionados