MOD_EOL - Modelaçao Dinâmica de Parques Eólicos. Operaçao do Sistema Electroprodutor com Elevada Penetraçao de Energia Eólica.

resumo

Este projecto desenvolve atividades diversas na caracterização do funcionamento e modelação de parques eólicos, quer numa vertente de cumprimento dos procedimentos normativos de avaliação de desempenho de turbinas eólicas, quer no desenvolvimento de novos modelos e metodologias de otimização da operação de centrais eólicas no sistema electroprodutor e maximização do valor da energia entregue à rede. No âmbito da participação na IEA Task 25, o LNEG procedeu à caracterização de situações extremas de penetração de produção eólica em Portugal, que foram reportados aos grupos de trabalho e contribuíram para a definição de novos procedimentos de integração e operação de sistemas com elevada penetração eólica. Nos últimos anos, o LNEG contribuiu para a implementação do conceito de modelação de centrais renováveis virtuais (VRPP) e para a caracterização e avaliação do binómio custo/beneficio de forma a aproximar estas unidades do sistema elétrico às regras e padrões de operação do mercado liberalizado.

No âmbito deste projeto foram exercidas também atividades de consultadoria e apoio à internacionalização de empresas no domínio do desempenho energético de aerogeradores, instalados em Portugal, Espanha e Polónia. Esta caracterização é feita de acordo com a norma IEC 61400-12-1. Ainda no âmbito deste projeto o LNEG faz parte dos grupos de trabalho de elaboração de novas normas na área da energia eólica bem como no acompanhamento da revisão das normas atualmente em vigor.

                                   

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados