QAIST - Garantia de qualidade em tecnologia solar de aquecimento e arrefecimento

resumo

Boas Normas Europeias, operacionais e geralmente aceites são parte das condições necessárias para um mercado Europeu aberto e de grande dimensão. Existem já Normas Europeias para os sistemas solares de aquecimento, mas é necessário acompanhar os desenvolvimentos próximos e futuros da tecnologia para que as normas se mantenham actualizadas. É também necessário o acompanhamento dos trabalhos de normalização internacional fora da UE de modo a não constituírem uma barreira aos produtos Europeus.

O projecto QAIST visa a manutenção de um mercado Europeu aberto e de grande dimensão para produtos de qualidade.

Para o efeito este projecto organiza-se em 6 WP (Work Packages), sendo um de gestão do projecto e outro de Disseminação de resultados.

Os restantes visam:

- (WP2) Desenvolvimento da Norma de Colectores Solares – EN 12975 tendo em conta a necessidade da sua passagem a uma norma harmonizada que conduza à possibilidade da marcação CE dos colectores (Mandato 369 da CE) e também à adaptação às necessidades criadas por novas de tecnologias de colectores com; colectores de seguimento do Sol para temperatura elevadas; colectores baseados em materiais poliméricos; ...

- (WP3) Desenvolvimento dos aspectos das normas relativas a sistemas solares térmicos EN 12976 e CEN/TS 129777, visando a possibilidade de criação de classes de produtos à semelhança dos produtos de uso doméstico como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e louça, etc.

- (WP4) Manutenção da actividade da rede de Laboratórios e entidades certificadoras no âmbito da Certificação Solar Keymark

- (WP5) Desenvolvimento de propostas de normas para sistemas com apoio de bombas de calor, sistemas de frio, etc

O INETI será responsável pelo WP relativo às normas de ensaio de sistemas solares térmicos (WP3)

Ver site do Projecto: www.qaist.eu

Pesquisar nesta área
Temas relacionados