REIVE - Redes Eléctricas Inteligentes com Veículos Eléctricos (Smart Vehicle to Grid)

resumo

O projecto REIVE desenvolve soluções e estratégias integradas de gestão e controlo da rede electrica e protótipos pré-industriais de dispositivos de interface avançados para os veículos eléctricos (VE) e para os sistemas de microgeração, de modo a potenciar a integração de energias renováveis e de VE no sistema electroprodutor português, sem provocar impactos negativos na exploração do sistema.

Em particular, a participação do LNEG está centrada na área dos sistemas de  armazenamento de energia eléctrica para VE e na da integração em larga escala destes sistemas e de microgeração renovável  na rede eléctrica.

Objectivos:

Na vertente de integração em larga escala na rede eléctrica de sistemas de microgeração renovável e carregamento das baterias: 

  • Desenvolver uma ferramanta de simulação para estudo dos impactos que o carregamento inteligente, o conceito V2G e os sistemas de microgeração renovável possam ter na qualidade de energia, em teros de distorção harmónica.

  • Avaliar os impactos acima referidos.

Na vertente de inteface entre sistemas de armazenamento e a rede eléctrica: 

  • Desenvolver um sistema de monitorização do estado de carga e de degradação / envelhecimento da bateria, a integrar com o sistema de carregamento inteligente da responsabilidade do INESC Porto.

Equipa