GREENWAVE - Sinterização Assistida por Microondas de Porcelana

resumo

Este projecto enquadrou-se na missão do LNEG de contribuir para a melhoria da eficiência energética da indústria transformadora, recorrendo a processos de fabrico inovadores conducentes à redução não só do consumo energético, mas também das emissões de CO2.

O Projecto GreenWave visou a optimização do processo de fabrico de peças de porcelana em forno híbrido gás/microondas, com vista a demonstrar que é possivel uma redução significativa do custo energético, bem como do tempo de sinterização (cozedura), relativamente ao processo convencional de fabrico em fornos de queima de gás natural.

O projecto foi desenvolvido nas seguintes vertentes:

  • Estudos de simulação do campo electromagnético no interior de um forno e sua interacção com a porcelana, de modo a ser desenvolvido um sistema de monitorização e controlo da temperatura.
  • Optimização do ciclo de sinterização da porcelana num forno híbrido laboratorial e sua validação através da avaliação das propriedades físicas e microestruturais das peças de porcelana sinterizadas.
  • Concepção e construção de um protótipo de forno contínuo do tipo híbrido gás-microondas à escala piloto.

Quando for demonstrada a viabilidade tecnico-económica e ambiental da tecnologia desenvolvida, com o funcionamento em pleno do protótipo, instalado na empresa Porcelanas da Costa Verde, SA., poder-se-á aplicar este processo ao fabrico de outros produtos cerâmicos, permitindo assim melhorar a competitividade da referida indústria tirando partido da redução do consumo de energia até 20% e do tempo de sinterização em 20%, e consequente decréscimo dos custos de fabrico e do impacte ambiental.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados
Unidades envolvidas