Actividades Laboratoriais nos domínios Analítico, Experimental e Tecnológico

Actividades Laboratoriais nos domínios Analítico, Experimental e Tecnológico

resumo

Os Recursos Minerais são indispensáveis ao desenvolvimento e alimentam as fieiras de muitas indústrias transformadoras europeias, sendo responsáveis pelo transporte de enormes volumes de materiais a granel de, e para dentro do território, situação que exige dos mercados resposta positiva para a racionalização do planeamento territorial nacional, como meio de valorizar o aproveitamento dos recursos minerais e a optimização dos consumos energéticos.

Por ouro lado, quando no Mundo Actual as situações de conflitos globalizados se repercutem de forma muito significativa nos factores em que se baseia o desenvolvimento económico e social, como é o caso sintomático da escalada do preço do petróleo, é de esperar que as matérias-primas minerais venham a experimentar um período de alta de cotações, porventura com um carácter duradouro significativo.

É, assim, em torno deste projecto que o Laboratório do LNEG em S. Mamede de Infesta desenvolve o núcleo fundamental da sua missão de Serviço Público, realizando estudos orientados para o alargamento do conhecimento geológico (sentido lato) visando a valorização técnico-económica de rochas, minérios, minerais industriais e matérias-primas cerâmicas, procurando contribuir, de forma paralela, para a melhoria dos índices de aproveitamento, preservação e valorização desses recursos, encarados como riqueza patrimonial da Nação.

Numa perspectiva de acompanhamento das linhas de orientação governamentais, nomeadamente no que concerne ao PLANO TECNOLOGICO, acções inscritas neste projecto encerram em si mesmas potenciais para serem semente para novos empreendimentos industriais.

Esta actividade de cariz analítico, experimental e tecnológico (incluindo Higiene e Segurança no trabalho) é desenvolvida pelo Laboratório do LNEG em S. Mamede de Infesta enquadrada por um Sistema de Qualidade, a que é oficialmente reconhecido o estatuto de Acreditação (NP EN ISO/IEC 17025), em resposta a solicitações de outros Departamentos do LNEG, Empresas, Universidades e outros Organismos Públicos ou Privados.