ROADMAP_WW - Metodologias para Concepção, Monitorização a Actualização de Estratégias de Desenvolvimento

resumo

 

O projecto tem como objetivo apresentar uma abordagem de engenharia de sistemas ao desenvolvimento de uma nova metodologia de conceção de roadmaps para sistemas de energias renováveisque inclua ferramentas de gestão de incertezas, monitorização e atualização de  dados e informação relevante. Para tal é necessário definir uma metodologia holística que combine abordagens de engenharia tais como modelação de sistemas e otimização, com metodologias das ciências sociais e de previsão tais como as técnicas Delphi. A metodologia desenvolvida no âmbito deste projeto, será aplicada a um caso de estudo de relevância para o desenvolvimento social e económico de Portugal, o qual corresponde ao desenvolvimento do roadmap português para as energias marinhas a ser implementado  pela Rede Nacional para as Energias Marinhas no âmbito de um projeto paralelo.

Este projeto está a ser desenvolvido em 5 fases: 1. Análise de roadmaps relevantes para as energias renováveis, em particular para a identificação de fatores de incerteza que determinaram as diferenças entre o roadmap desenvolvido e a situação atual; 2. Identificação dos constrangimentos nacionais e os seus impactos na conceção do roadmap; 3. Desenvolvimento de uma metodologia para a gestão das incertezas aquando da conceção do roadmap; 4. Desenvolvimento de metodologias de monitorização e atualização do roadmap; e 5. Aplicação da metodologia desenvolvida à conceção de um roadmap português para as energias marinhas. O LNEG participou ativamente na fase 2, nomeadamente na recolha de informação sobre o estado da arte da energia eólica offshore e na identificação de barreiras ao desenvolvimento deste sub-sector da energia eólica. Durante esta fase foi criado um conselho consultivo envolvendo stakeholders e entidades com atividade e/ou interesses na área das energias marinhas em Portugal, tendo tido a sua primeira reunião nas instalações do LNEG.

No decorrer deste projeto, o LNEG irá ainda participar na fase 5 como coordenador da tarefa relacionada com o caso de estudo e aplicação da metodologia desenvolvida ao caso português, bem como na disseminação dos resultados do projeto.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados