SI - Sistemas de Informação

resumo

Este projecto tem por missão assegurar a manutenção e o desenvolvimento da Infra-estrutura de Dados Espaciais do LNEG, garantir a gestão integrada dos conteúdos espaciais coligidos nos domínios da Energia e Geologia e proceder ao desenvolvimento das aplicações Web, necessárias à sua disponibilização.

Para cumprir estas incumbências foi necessário assegurar as seguintes acções:

  • Estruturação e implementação da Infra-estrutura de Dados Espaciais do LNEG, para dar suporte à gestão e visualização de dados espaciais no geoPortal, de acordo com os modelos de dados da Directiva INSPIRE. Os principais resultados da implementação desta infra-estrutura foram:
    • criar uma Infra-estrutura de Dados Espaciais (IDE), que permite a harmonização e integração dos conteúdos espaciais institucionais, de acordo com princípios e regras comuns;
    • constituir uma ferramenta interna de organização e gestão da informação espacial, nas áreas da Energia e da Geologia;
    • integrar a infra-estrutura nacional de dados espaciais (SNIG) e facilitar a integração da informação em redes nacionais e internacionais.
  • Desenvolvimento e implementação do geoPortal do LNEG, que visa disponibilizar, em ambiente Web, a informação geográfica relacionada com as diferentes actividades do LNEG. Esta aplicação foi totalmente desenvolvida no contexto da Directiva europeia INSPIRE e constitui o ponto de acesso único, para pesquisa, consulta, análise e eventual aquisição de informação nas áreas da Energia e Geologia. O geoPortal do LNEG encontra-se disponível na Internet, através do endereço http://geoportal.lneg.pt.