EnerBuiLCA - Life Cycle Assessment for Energy Efficiency in Buildings

resumo

 

Objetivo geral:

  • Promover a sustentabilidade na construção e reabilitação de edifícios, tanto para habitação, como para serviços ou uso industrial
  • Fornecer dados e uma ferramenta de cálculo para determinar não apenas o consumo energético e o impacte ambiental do edifício na fase de utilização, mas também a avaliação da energia incorporada em todo o ciclo de vida dos edifícios: desde a fabricação dos seu componentes e a sua construção, até às fases de utilização, manutenção, e reabilitação ou fim de vida, promovendo o desenvolvimento de um novo padrão de "Life Cycle Zero Emission Buildings (LC-ZEB)" (Edifícios com Emissões Zero ao longo do seu Ciclo de Vida).

 

Objectivos específicos:

  • Desenvolver uma ferramenta para a avaliação do ciclo de vida (ACV) de edifícios novos ou existentes, permitindo identificar as melhores soluções em termos de eficiência energética e impactes ambientais, reduzindo assim os impactes energéticos directos e indirectos dos edifícios.
  • Criar uma Base de Dados com informação ambiental dos principais produtos de construção, representativa da área SUDOE, para alimentar a ferramenta informática de ACV.
  • Testar e validar a ferramenta informática de ACV em edifícios piloto seleccionados na área SUDOE.
  • Desenvolver uma Rede Temática de Cooperação SUDOE sobre ACV na construção, que permitirá a partilha de informação e soluções para a sustentabilidade do sector.
  • Realizar acções de formação e divulgação para o sector da construção na área SUDOE

 

Parceiros:

  • Espanha - CIRCE (coord), GiGa-ESCI, TECNALIA, iMat;
  • França - NOBATEK;
  • Portugal - CTCV, LNEG.

 

Grupos-alvo:

Profissionais relacionados com o sector da construção, tais como gabinetes de arquitetura ou engenharia, associações profissionais e empresas de construção, que poderão dispor de uma ferramenta informática e de informação ambiental sobre produtos de construção para incorporar a ACV no projecto, na construção e/ou na reabilitação dos edifícios.

Os resultados poderão ser utilizados pelas empresas imobiliárias e os utilizadores finais dos edifícios na fase de avaliar as suas transacções de compra e venda, assim como pelas autoridades públicas na definição de políticas de sustentabilidade para edifícios. Todos poderão beneficiar da informação gerada, das actividades de formação e das iniciativas de colaboração da Rede Temática de Cooperação sobre ACV na construção.

 
Logo EnerBuiLCA
 
Mais informações: www.enerbuilca-sudoe.eu
 
 

 

Pesquisar nesta área