Equipa

CARTAS GEOLÓGICAS - Investigação da infraestrutura geológica e da base de recursos geológicos - Cartas Geológicas de Portugal

resumo

A carta geológica à escala 1/50 000 de uma qualquer região constitui um instrumento fundamental para o seu progresso sustentado em termos de recursos endógenos (materiais metálicos e não metálicos, incluindo água, hidrocarbonetos e geotermia), risco geológico (deslizamentos de solos, subsidências, tremores de terra, etc.) e ordenamento do território (localização de obras de engenharia, edifícios, pontes, linhas de caminho de ferro, estradas, cemitérios, armazenamento de resíduos, etc.). Já a carta geológica à escala 1/200 000, permitindo uma visão de menor detalhe mas, mais abrangente em termos de espaço incluindo municípios circunvizinhos, constitui um instrumento mais útil ao planeamento regional. As cartas elaboradas a ambas as escalas constituem assim, preciosos auxiliares das políticas públicas.

Realizar a investigação geológica do território português, a respectiva cartografia geológica sistemática às escalas 1/1 000 000; 1/500 000; 1/200 000, 1/50 000 (e mais detalhada em casos particulares), sua publicação e das correspondentes notícias explicativas.

Validar e integrar cartografia geológica produzida por empresas e outras instituições.

Publicar os resultados científicos relevantes em revista própria, “Comunicações Geológicas”, ou noutras da especialidade.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados