Responsável
Santino Eugénio Di Berardino
Tel.:
+ 351 210 924 763
Fax:

IPPDA - Digestão Anaeróbia - Implementação de projectos- piloto ou de demonstração de digestão anaeróbia para tratamento de efluentes e resíduos domésticos e industriais

resumo

 

Actividade diversificada de R&D para fomentar a aplicação da digestão anaeróbia e produção de biogás, a partir de resíduos e efluentes, promovendo o desenvolvimento tecnológico e demonstração, e fornecendo assistência tecnológica à indústria e às autoridades. Esta solução oferece diversas vantagens: baixo consumo energético, pouca produção de lamas, efluente reutilizável na agricultura, produção de biogás e degradação de compostos tóxicos. Contribui para o crescimento sustentado, para a redução do consumo de combustíveis fosseis e para a contenção do efeito estufa.

O LNEG possui uma estrutura organizada que proporciona diversos serviços de apoio para a implementação destes projectos: um sistema automático para medição contínua do caudal, de temperaturas, pH e condutividade, complementado por um amostrador automático. Os dados obtidos são transferidos para um computador, obtendo-se o caudal a tratar e a composição físico-química.

 

Depois efectuam-se ensaios laboratoriais em descontínuo ou contínuo, para avaliar a produção de biogás e de energia, o grau de biodegradação obtenível e a existência de compostos inibidores. Uma informação essencial para dimensionar um sistema de digestão anaeróbia e avaliar a sua viabilidade técnica ou económica.

 

Este projecto presta também assistência técnica a unidades em funcionamento, para melhorar o desempenho ou resolver anomalias. O LNEG está equipado com instrumentos de cromatografia em fase gasosa para detectar os ácidos gordos voláteis e a composição do biogás. Em resumo as actividades normalmente solicitadas por clientes são:

  • Avaliação de substratos: biodegradabilidade e produção de biogás
  • Ensaios de laboratório e em piloto.
  • Novos sistemas de digestão anaeróbia em escala real
  • Monitorização, controlo, modificação e melhoria de digestores e ETAR em funcionamento
  • Projectos de unidades experimentais de demonstração.
  • Apoio ao arranque e funcionamento de novas centrais
  • Pareceres sobre instalações
  • Formação
Pesquisar nesta área
Unidades envolvidas