PhotoFilTreatment - Desenvolvimento e validação de processos de tratamento de águas de abastecimento por fotocatálise e filtração por membranas

resumo

Este projecto tem como objectivo combinar duas tecnologias - a fotocatálise do dióxido de titânio e a filtração por membranas - para conseguir água de alta qualidade capaz de responder às preocupações actuais sobre água potável, tais como a contaminação fecal, assim como às preocupações emergentes, tais como a contaminação fúngica e, especialmente, a presença de substâncias tóxicas tais como pesticídas e hidrocarbonetos aromáticos polinucleares considerados como uma prioridade pela Directiva sobre o Quadro Europeu da Água (2000/60/EC). Muitos destes compostos são disruptores do sistema endócrino.

 

Duas configurações diferentes serão avaliadas:

 

  • em sequência - as duas tecnologias de tratamento ocorrem em dois compartimentos diferentes. No primeiro compartimento, a fotocatálise por partículas de dióxido de titânio suspensas na solução ocorre num tanque irradiado, à pressão atmosférica, enquanto que no segundo compartimento uma unidade de membranas, na ausência de irradiação, é sujeita a pressão.

 

  • em simultâneo – um único reactor, em que a fotocatálise e a filtração por membranas ocorrem simultaneamente. Nesta configuração as partículas de dióxido de titânio estarão imobilizadas na superfície superior de uma membrana polimérica de nanofiltração/osmose inversa formando uma camada activa dinâmica. O reator combinado é portanto pressurizado e a superfície da membrana é exposta à radiação ultravioleta.

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados
    Unidades envolvidas