SolTerm - Análise de desempenho de sistemas solares

resumo

O SolTerm é um programa de análise de desempenho de sistemas solares, através de simulação numérica de balanços energéticos ao longo de um ano de referência, e especialmente concebido para as condições climáticas e técnicas de Portugal.

O SolTerm fornece ainda cálculos padrão para incentivos governamentais ao solar térmico e para regulamentos, incluindo a contabilização da contribuição de sistemas de energias renováveis para o balanço energético de edifícios no contexto do SCE - Sistema de Certificação de Edifícios, Decretos-Lei 78, 79 e 80/2006, de 4 de Abril, com o qual a versão 5 foi especificamente compatibilizada.

N.B. - Embora o SCE tenha sido refrescado recentemente (DL 188/2013, Despachos DGE 15793/2013 e Portarias conexas), a versão 5.1.4 continua a ser a versão do Solterm a utilizar nesse contexto até nova informação.

Associado ao SolTerm está um banco de 308 Anos Meteorológicos de Referência, um para cada Concelho, apropriados para simulação de sistemas solares (e desempenho térmico de edifícios) em Portugal, bem como bancos de dados de colectores solares térmicos e kits solares térmicos certificados.

O SolTerm é desenvolvido e distribuído pelo LNEG pelo método de licença de utilização.

Use o menu ao lado para encomendas, mais informações, e actualizações do software e dos bancos de dados associados.

N.B. Para os assuntos do SolTerm comunique via solterm.encomenda@lneg.pt ou solterm.suporte@lneg.pt , conforme adequado. Mensagens enviadas directamente para os membros da equipa não serão respondidas.