RefinOlea - Valorização integrada de resíduos

resumo

O bagaço de azeitona após a extração é constituído por um material maioritariamente lenhocelulósico, com potencial para ser integrado numa cadeia de valorização dentro do conceito de biorrefinaria. Para além disso, este material poderá incluir outros componentes de valor acrescentado que importará identificar.

O presente projeto pretende avaliar possibilidades de valorização da biomassa disponível na unidade industrial da UCASUL e estudar a sua implementação de forma técnica- e economicamente viável. Pretende-se, numa fase inicial, fazer a caracterização química da biomassa, tendo em vista o seu processamento de uma forma rentável, assim como, a identificação e recuperação de componentes minoritários de elevado valor acrescentado.

É pretendido, tanto o desenvolvimento de novos processos que permitam a valorização do material disponível tendo em conta as suas características particulares, como a implementação de processos conhecidos que sejam considerados adequados, tendo a produção de etanol como processo central e estruturante.

São propostos os seguintes objetivos gerais:

  • Caracterização química de matérias-primas/resíduos disponíveis para valorização,
  • Identificação de métodos de pré-tratamento e fracionamento da biomassa conhecidos na técnica ou desenvolvidos no projeto,adequados a diferentes linhas de valorização.
  • Ensaio das possibilidades de conversão da biomassa de acordo com quatro frações principais, extrativos, celulose, hemicelulose e lenhina, utilizando processos bioquímicos e/ou termoquímicos, conhecidos na técnica ou a desenvolver durante a execução do projeto.
  • Testes à escala piloto de processos desenvolvidos pelo consórcio, identificados como adequados

No final do projeto deverão estar identificadas as linhas de produtos economicamente viáveis para o contexto da empresa líder do consórcio e deverão estar delineados/implementados os processos da sua obtenção, de uma forma integrada na atividade económica desenvolvida.

Pesquisar nesta área
Unidades envolvidas