EX-PREC - Separação por extração líquido-líquido de metais raros e preciosos a partir de matrizes cloretadas complexas: potencial aplicação em processos de reciclagem

resumo

O objectivo do projecto é o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de extracção de metais preciosos, particularmente os do grupo da platina (PGM's), presentes em produtos em fim de vida, numa perspectiva de gestão sustentável de recursos escassos e estratégicos.

Através da tecnologia em desenvolvimento, pretende-se conseguir separar de forma eficiente e selectiva metais como a platina, o paládio e o ródio, utilizando a extracção líquido-líquido com novos reagentes desenhados e sintetizados no âmbito do projecto. A validação desta tecnologia será realizada através da sua aplicação à extracção deste grupo de elementos a partir de produtos em fim de vida, objectivando a produção de metais puros com valor para reintrodução no mercado.

Promove-se assim a poupança de matérias-primas escassas e reduz-se o consumo de energia, numa perspectiva de ciclo de vida.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados