ECCA - ECCA - European Coil Coating Association

resumo

A Estação Lumiar/Lisboa é uma estação atmosférica, seleccionada e aprovada pela ECCA – European Coil Coating Association em 1990, como estação de alto índice de radiação Ultravioleta. Está localizada no LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P., no Campus do Lumiar, com as coordenadas 38,8 de latitude, -9,2 de longitude e 134,9m de altitude. É uma estação RUV 3, segundo a classificação da norma EN 10169, parte 2.

Tem uma radiação global anual semelhante à da Florida, mas com uma distribuição diferente ao longo do ano. O ciclo de radiação UV na estação Lumiar/Lisboa é mais adequado à realidade europeia que o verificado na Florida, considerando-se assim de maior relevância para os diversos países europeus, e consequentemente para os fabricantes de banda pré-revestida que coloquem os seus produtos nestes países. A temperatura média anual, assim como a distribuição anual de temperaturas, humidade relativa e precipitação são também mais significativas para os países europeus.

Esta estação é ideal para ensaiar todos os tipos de materiais, tais como revestimentos em banda pré-revestida, tintas convencionais, em pó ou alto teor em sólidos, polímeros, borrachas, madeiras e materiais compósitos, entre outros.

As avaliações dos revestimentos são levadas a cabo pela equipa de técnicos especializados do LMR de acordo com a norma EN ISO 13523-21 (consultar o menu “Serviços de avaliação”).

 

 

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados