REEEI - REVESTIMENTOS ESPESSOS MAIS ECOLÓGICOS PARA ESTRUTURAS IMERSAS

resumo

Os revestimentos de alcatrão de hulha epoxídicos têm sido extensamente usados na protecção anticorrosiva de aço total ou parcialmente imerso, dada a sua baixa permeabilidade ao oxigénio e à água e a elevada resistência tanto à água doce como salgada. Contudo, o reconhecimento das características carcinogénicas do alcatrão de hulha tem levado à sua eliminação dos revestimentos anticorrosivos. Por outro lado, desde o final do século passado que se vem assistindo à diminuição, ou mesmo eliminação, dos compostos orgânicos voláteis das formulações de tintas. Neste contexto, tem surgido no mercado uma variedade de revestimentos alternativos mais ecológicos, nos quais se incluem os revestimentos epoxídicos e com alto teor de sólidos ou sem solvente, cuja protecção anticorrosiva em condições específicas é necessário estudar.

O Projecto REEEI foi desenvolvido com o objectivo de avaliar, através de ensaios laboratoriais e em condições específicas de Portugal continental, a protecção anticorrosiva de revestimentos epoxídicos comerciais propostos como alternativos comparativamente com um revestimento de alcatrão de hulha epoxídico de referência (também comercial e de larga utilização).

Neste Projecto colaboram empresas fabricantes de tintas, empresas aplicadoras e empresas utilizadoras de estruturas de aço total ou parcialmente imersas.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados