REGENERA - Desenvolvimento de Novos Electrodos Bifuncionais de Oxigénio para Células de Combustível Regenerativas

resumo

No âmbito deste projecto irão ser realizados ensaios de caracterização electroquímica de modo a examinar o efeito de diversas composições, estequiometrias e concentrações de catalisador (suportado ou não) e respectivos tratamentos térmicos. É também da competência do LNEG o design e construção de uma pilha de combustível regenerativa de baixa potência.

O sistema será testado com os melhores catalisadores sintetizados no âmbito do projecto e com catalizador comercial utilizado para este fim, de modo, a se proceder à comparação do seu desempenho, ao nível da eficiência da pilha, bem como, da estabilidade dos eléctrodos.

Desenvolvimento de novos óxidos tipo perovskite dopados com metais nobres ou de transição, com estrutura nanoparticulada, com actividade catalítica para as reacções de redução e oxidação do oxigénio para utilização como catalizadores em eléctrodos de células de combustível regenerativas.

Nestas células, os eléctrodos são bifuncionais dado que se pretende que alternadamente funcionem como cátodo ou ânodo catalisando as reacções electroquímicas de redução gás, neste caso, o oxigénio e da decomposição da água.

O desenvolvimento deste tipo de eléctrodos tem desafios associados a irreversibilidade das reacções de libertação e de redução do oxigénio, que apresentam elevados sobrepotenciais.

Folheto

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados
Unidades envolvidas