MCE - Exploração sustentável de recursos no maciço calcário estremenho

resumo

O Maciço Calcário Estremenho (MCE) é uma região do país onde se desenvolve importante atividade extrativa de rochas ornamentais, com uma forte componente económica ao nível da exportação. Esta região está em grande parte abrangida pelo PNSAC – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O projeto, a desenrolar em parceria com o CEVALOR, visa contribuir para o objetivo geral da planificação territorial e ambiental da atividade extrativa, com particular incidência nas áreas de Intervenção Específica definidas no Plano de Ordenamento do PNSAC. Esse objectivo geral é prosseguido pela ASSIMAGRA e pelo PNSAC, promotores do projecto Exploração Sustentável de Recursos no MCE. Este, por sua vez, corresponde a uma das atividades previstas no Projecto Âncora Sustentabilidade Ambiental da Indústria Extrativa que se insere no Cluster da Pedra Natural, sob financiamento do QREN/COMPETE.

Objetivos:

Caracterização, avaliação e valorização dos recursos geológicos em Rochas Ornamentais das Áreas de Intevenção Específica para a Indústria Extrativa definidas no Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Responsável
José Vitor Magalhães Barros Vieira Lisboa
Tel.:
+ 351 210 924 600 / 1 - ext.: 4132
Fax:
+ 351 217 163 806
Equipa