ENDURSOL - Novos Materiais para Colectores Solares Térmicos

resumo

As normas europeias que sustentam a certificação dos colectores solares térmicos e seus componentes (EN 12975-1/EN12975-2) dão indicações gerais relativas à necessidade de ensaios de envelhecimento acelerado e referem que estes ensaios são muito importantes para o desenvolvimento de novos colectores e para a predição do seu tempo de vida útil.

As Normas EN 12975-1 e EN 12975-2 estão neste momento em revisão e alguns aspectos específicos relativos apenas às superfícies absorsoras estão em discussão, sendo clara a necessidade de as sujeitar a ensaios específicos, nomeadamente a temperaturas elevadas, humidade elevada com condensação e a gases poluentes, para garantir uma elevada durabilidade. No entanto, de uma forma geral os ensaios acelerados ainda não estão claramente definidos ao nível europeu, nomeadamente não estão especificados os ensaios mais adequados que permitam o desenvolvimento de novos colectores para ambientes marítimos.

As superfícies selectivas absorsoras constituem o componente mais importante do colector solar térmico. Embora muitas superfícies selectivas disponíveis comercialmente apresentem um bom rendimento óptico, é ainda necessária intensa investigação visando a diminuição de custos e o aumento da durabilidade, através da melhoria da resistência a ambientes agressivos bem como das propriedades físicas e mecânicas.

O principal objectivo deste projecto é o estudo de diferentes materiais com vista a melhorar o rendimento e a durabilidade de colectores solares térmicos recorrendo a um conjunto de ensaios de envelhecimento acelerado concebido de modo a incluir os factores de degradação mais relevantes.

Os resultados serão comparados com os dos ensaios de exposição natural.