WW-SIP - From Urban Wastewater Treatment Plant to Self Sustainable Integrated Platform for Wastewater Refinement

resumo

O projecto WW-SIP visa superar as dificuldades encontradas no tratamento de águas residuais urbanas e industriais e apoiar a implementação da política ambiental europeia, facilitando o cumprimento dos regulamentos. De forma a alcançar estes objectivos, pretende-se modificar os princípios básicos de tratamento de águas residuais, transformando uma ETAR, destinada apenas para a recolha de águas residuais urbanas, tratamento e descarga, numa plataforma amplamente aplicável e integrada para refinamento sustentável e rentável da água residual.

  1. Melhorar o desempenho técnico e sustentável das tecnologias identificadas como adequadas para integração numa ETAR, com o objectivo de realizar um protótipo de uma plataforma auto-sustentável para o refinamento de águas residuais, incluindo:

i) um pré-tratamento electro-químico de águas residuais agro-industriais, a fim de remover as subtâncias tóxicas e tornar o efluente adequado  para o tratamento biológico, de acordo com a Directiva Europeia 91/271/CEE, e extrair produtos de base biológica como lamas de alta qualidade para compostagem;

ii) uma unidade de produção de calor e energia (CHP) para conversão de biogás que inclui um processo de biodessulfurização, de forma a remover o sulfureto de hidrogénio do biogás antes da sua combustão no motor;

iii) um fotobioreactor com microalgas, utilizando o dióxido de carbono da combustão para produção de biomassa algal, adequada para ser utilizada como substrato para a unidade de biogás ou como fonte renovável para a produção de biocombustíveis.

  1. Avaliar a sustentabilidade ambiental e económica de toda a cadeia de valor e inputs/outputs do processo integrado.
  2. Intercâmbio de conhecimentos e competências entre os participantes.
  3. Divulgar os resultados para o sector da água e águas residuais, para a comunidade científica, audiência pública, produtores e potenciais utilizadores finais.

 

Página do projeto: www.lifewwsip.it

Pesquisar nesta área
Unidades envolvidas