EucPlus - Novos processos e utilizações para madeira de eucalipto

resumo

 

Este projeto está direcionado para o desenvolvimento de novos processos e utilizações para madeira de eucalipto. O objetivo geral é o aumento da competitividade dentro do sector florestal com um uso mais eficaz dos recursos florestais, incorporando novas tecnologias e processos. Será considerada a diversificação da cadeia de transformação da matéria-prima com vista a um contributo para a biodiversidade, utilizando os eucaliptos como “caso de estudo” devido à sua relevância nacional e internacional.

Objectivos

Os objectivos específicos são:

(i) Utilização da madeira de eucalipto através de uma caracterização detalhada e inovadoras metodologias de novos padrões de serragem e secagem até ao desenvolvimento de produto, validados através de ensaios e demonstração à escala industrial.

(ii) Simulação e otimização das diferentes opções de gestão silvícola na floresta de eucaliptos, incluindo uma diversificação direccionada para o produto final (pasta para papel ou madeira maciça).

(iii) Ensaios de diferentes técnicas de modificação térmica da madeira de eucalipto e respectiva caracterização das propriedades físicas e mecânicas deste novo material.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados