UNISOL - Sistema Solar Térmico Universal

resumo

O projeto UNISOL tem por objetivo desenvolver um conjunto integrado de atividades de I&DT que permitam conceber um sistema universal inovador, autónomo e inteligente, de gestão e acumulação de energia solar térmica que pode utilizar praticamente qualquer coletor solar existente no mercado. Este sistema destina-se ao pré-aquecimento de águas sanitárias (AQS), aplicação simultânea no pré-aquecimento de águas sanitárias e aquecimento ambiente, ou "Combi" (AQS+AA), e ainda simplificar os Sistemas Integrados (SI) destinados a alimentar subsistemas de AQS+AA em prédios de habitação multifamiliar.

O projeto apresenta princípios únicos de universalidade e de integração interior e exterior nos edifícios, princípios estes resultantes da aplicação do sistema registado num Modelo de Utilidade Português. Apresenta também um circuito de permutador de duplo sentido já objeto de um pedido de Patente Portuguesa e um sistema de controladores modulares autónomos e integráveis. Este projeto foi incluído na Task 39 da SHC - "Solar Heating and Cooling Programme" da Agência Internacional de Energia como demonstrador da utilização de materiais poliméricos em sistemas solares térmicos.

O coordenador do projeto é a empresa J. Prior e os co-promotores são o LNEG e a Universidade de Aveiro.

Compete ao LNEG, através da UES e LES, implementar as capacidades de ensaio de depósitos e depósitos combinados necessárias à caracterização e otimização térmica do permutador/acumulador que integra do sistema UNISOL.

Projeto em co-promoção nº 21507 financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE.

Pesquisar nesta área
Temas relacionados