Carta&Código - Carta Europeia do Investigador & Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores

resumo

Carta Europeia do Investigador

Em 2010, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia aderiu aos princípios da Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (ver pdf).

A adesão do LNEG aos Princípios da Carta&Código firmou-se a 28 de Julho de 2010. Ver instituições Portuguesas que já aderiram.

Neste espaço encontra informação, tarefas e eventos com vista à criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de actividades de investigação, junto dos seus principais protagonistas, conforme enunciado nos princípios da Carta, ou seja, todos os "profissionais que trabalham na concepção ou criação de novos conhecimentos, produtos, processos, métodos e sistemas e na gestão dos respectivos projectos" (Carta Europeia do Investigador, p. 30).

 

Cronologia de eventos e ações

29/Jan/2016 - Publicação do Relatório de avaliação 2014-15.

28/Jan/2016 - Seminário de Aprendizagem Mútua organizado pela Comissão Europeia (DG Research), em Bruxelas, no âmbito da implementação da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores sobre "Attracting skilled researchers through a strengthened Human Resources Strategy (HRS4R).

22/12/2015 - No âmbito da iniciativa Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas, promovida pelo INA com o objetivo de conferir visibilidade pública aos exemplos de práticas que incentivem a melhoria das relações interpessoais em contexto profissional, o LNEG participou através da apresentação da Boa Prática HR Excellence in Research a qual foi selecionada e surgiu na brochura do Showcasing (págs. 339-340).

28/Out/2015 - EURAXESS ON TOUR 2015. O EURAXESS - Researchers in Motion é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa facilitar o acesso a uma gama completa de serviços de informação e apoio aos investigadores que pretendam desenvolver ou prosseguir a sua carreira de investigação na Europa. O Programa do EURAXESS promoveu um ROADSHOW 2015  que visou estimular e divulgar as iniciativas de financiamento e oportunidades de emprego em actividades de investigação em 34 cidades em 16 países europeus. Em Portugal o EURAXESS BUS passou por Vila Real, Porto, Coimbra, Covilhã, Évora, Lisboa e Faro (programa).  No dia 28 de Outubro o EURAXESS BUS apresentou no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, uma série de iniciativas cujo programa pode ser consultado em Programm e IGC-final.pdf. O LNEG acompanhou esta iniciativa.

Mais informações emwww.euraxess.org

19/Out/2015 – Acção de disseminação da Carta e Código nos materiais distribuídos aos participantes no X Congresso Ibérico de Geoquímica/XVIII Semana de Geoquímica.

25/Set/2015 - Ação de divulgação da Carta & Código no evento "Noite Europeia do Investigador (NEI 2015)".  

29/Jul/2015 – Na sequência do concurso interno para alargamento do Grupo de acompanhamento foram nomeados por despacho do Conselho Directivo as colegas Lídia Quental e Carla Midões.

28/Mai/2015 - Celebrou-se o 2.º aniversário da implementação dos princípios da Carta&Código no LNEG. A cerimónia teve lugar no Campus de Alfragide, tendo sido convidados todos os funcionários, bem como todas as entidades aderentes à Carta&Código em Portugal. A Presidente do LNEG fez referência ao percurso já realizado e ao muito que ainda tem que ser feito, nomeadamente a criação de condições para cativar os investigadores. O evento foi marcado com um bolo alusivo à ocasião e um porto de honra.

2º Aniversário Logo de Excelência

 

12/Mar/2015 - O Grupo de Acompanhamento elaborou o documento "Análise e Planeamento em 2015" que foi remetido ao Conselho Diretivo, com a identificação das ações desenvolvidas em 2014, a proposta de Plano de Ação a desenvolver durante 2015 e a previsão das ações a realizar para 2016 e 2017.

3/Mar/2015 - A Comissão Europeia celebrou o 10º aniversário da "Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores". O Comissário para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, juntamente com seus três antecessores, representantes de alto nível de instituições de investigação, o Parlamento Europeu e outras instituições participaram no evento. A DG Research referiu o muito que ainda há a fazer em toda a Europa para a harmonização dos princípios entre os diferentes estados membros na área do recrutamento e nas condições de trabalho dos Investigadores, caminho iniciado em 2005. A presidente do LNEG, única instituição portuguesa premiada com o "Reconhecimento HRS4R" até à data, esteve presente neste encontro que reuniu Reitores e Gestores de RH de instituições de investigação premiadas para partilhar as suas opiniões e experiências sobre o impacto e os benefícios da gestão de uma estratégia de recursos humanos para os investigadores.

Implementação da Carta e Código no LNEG

20/Nov/2014Seminário de Aprendizagem Mútua organizado pela Comissão Europeia (DG Research), em Bruxelas, no âmbito da implementação da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores.

30/Out/2014 - No seguimento da reunião mensal do Grupo de Acompanhamento (GA), foi remetido ao Conselho Directivo a síntese das actividades realizadas pelo GA desde a sua nomeação, bem como as acções a desenvolver até ao final do ano.

22/Mai/2014 - No seguimento de concurso interno para candidatos ao Grupo permanente de Acompanhamento (GA) para a implementação dos princípios da Carta&Código, foram nomeados por despacho de 22 de Maio do Conselho Directivo, os colegas Carla Manuela Amarelo dos Santos, David Pereira Loureiro e Mário José Gonçalves dos Santos, que se juntam ao Grupo Executivo (GE) para a Carta&Código.

9/Abr/2014 - Teve lugar no campus do LNEG em Alfragide, uma sessão sobre «Rede de Excelência dos Laboratórios do Estado”, que contou com a presença de oito Laboratórios do Estado, tendo sido abordadas as questões relativas aos procedimentos de Adesão à Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (C&C), o desenvolvimento de uma Rede de Excelência dos Laboratórios do Estado, bem como os critérios para o Diagnóstico da Convergência com os Princípios da C&C.

30/Nov/2013 - Divulgação da Carta e Código na revista INGENIUM - A Engenharia Portuguesa em Revistanº 137, II Série, p.71

25/Out/2013 - Sessão subordinada ao tema “A excelência na investigação e na inovação: a experiência do LNEG”, que teve como principal objetivoapresentar os passos necessários ao processo de adesão à Carta Europeia do Investigador & Código de Conduta e posterior candidatura ao logotipo de excelência [ver apresentação em pdf]. Tendo sido o LNEG a primeira instituição portuguesa a ser galardoada com Logotipo de Excelência em Recursos Humanos de Investigação, para além de uma partilha de experiências esta sessão constituiu um primeiro passo para a criação de uma rede de excelência que se pretende participada por todas as instituições interessadas em implementar os Princípios da Carta & Código [ver apresentação em pdf].

A sessão contou com a presença de distintos oradores, Profª. Graça Carvalho, Membro do Parlamento Europeu, que falou sobre as perspetivas para Portugal do programa Horizon2020 e o Dr. Johan Stierna, da Direcção Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia que apresentou o panorama atual da União Europeia nos aspetos de competitividade e inovação, assim como o posicionamento de Portugal nos principais indicadores. O encerramento foi feito pela Profª. Teresa Ponce de Leão, presidente do Conselho Diretivo do LNEG, com a introdução à European Energy Research Alliance (EERA), uma aliança de organizações europeias no campo da Energia cujo objetivo é potenciar e otimizar as capacidades europeias nesta área [ver apresentação em pdf].

Referências: para consultar os principais indicadores de Portugal em ciência, inovação e competitividade, consultar a ficha de Portugal no relatório Research and Innovation Performance in EU Member States and Associated countries”, 2013, EC DG RTD

 

25/Out/2013 - Evento externo para divulgar os Princípios da Carta&Código entre instituições de ID&T e lançar as bases para a criação de uma rede nacional de excelência.

4 e 5/Jul/2013 – O "Annual Mutual Learning Seminar" realizou-se no LNEG, no Campus de Alfragide.

28/Mai/2013 - O LNEG recebeu hoje o logo de Excelência em RH de Investigação.

 

logo of HR Excellence in Research

 

01/Mar/2013 - Divulgação da Carta e Código na revista de Corrosão e Protecção de Materiais, vol. 32(1), p.24.

28/Dez/2012 - HR Strategy/Charter&Code Action Plan (ver pdf) enviado! Resta-nos agradecer a todos os que se envolveram desde 2010 para que se tornasse real e esperar que o novo ano nos vá colocando cada vez mais próximos dos 40 princípios da Carta&Código.   

23/Out/2012 - Apresentação dos resultados da sondagem a todos os trabalhadores do LNEG, no auditório Lispólis.

25/Set/2012 - Reunião com representantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que nos contactaram para esclarecer processo de adesão aos princípios da Carta&Código. Percorreram-se as 5 fases de implementação dos princípios da Carta&Código, tendo sido esclarecidas todas as questões necessárias para a candidatura da Faculdade.

05/Set/2012 - Reunião com representantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) que pretendem aderir aos princípios da Carta&Código. Foi feita uma apresentação percorrendo os passos que traduzem as 5 fases de implementação dos princípios da Carta&Código e esclarecidas todas as questões necessárias para a candidatura do IPL.

25/Jul/2012 - Apresentadas e discutidas, no plenário da Assembleia da República, questões que dizem diretamente respeito a todos os que trabalham na Ciência, em particular aqueles que se encontram em actividades de formação. Entre elas, vai ser discutida uma Petição da ABIC pela Alteração do Estatuto do Bolseiro e alguns projetos de lei para o desenvolvimento da carreira de investigação nas diversas instituições do SCTN.

01/Jul/2012 - O LNEG será o anfitrião da reunião anual no próximo ano (junho de 2013), onde terá lugar o Seminário de Aprendizagem Mútua organizado pela Comissão Europeia, no âmbito da implementação da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Carta&Código). Notícia completa aqui.

23/Jun/2012 - Para divulgação entre instituições de investigação (Associações, Laboratórios, Centros de Investigação, Entidades Financiadoras, etc): está aberta a chamada (call) até ao próximo dia 28 de Setembro (deadline) para o último grupo de organizações que queiram auxílio para implementarem os principios da Carta (4º Cohort para Human Resources Strategy for Researchers - HRS4R), mecanismo da Comissão Europeia que auxilia as instituições na implementação da Carta. Às instituições que implementarem com sucesso os princípios da Carta será atribuído um logo de excelência (“HR Excellence in Research”).

Junho/2012 - Seminário de trabalho HR Strategy Group for Research, Varna Free University, Bulgária, 21 e 22 de Junho de 2012. 

30/Mai/2012 - Audição Parlamentar "Carreiras e financiamento do sistema científico e tecnológico nacional e missões dos Laboratórios do Estado".

Jun/2011 - Participação no Grupo de Estratégias Institucionais de Recursos Humanos de I&D da Comissão Europeia (HR Strategy Group for Research), Dublin, 23 e 24 de Junho de 2011.

28/Jul/2010 - Assinatura da Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores pela Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Ver carta assinada aqui

 

Pesquisar nesta área
Temas relacionados